22 de dez de 2015

A PODA APÓS A COLHEITA


Uma planta ou árvore frondosa, forte, com a beleza plena em suas cores, com frutos ou flores saudáveis, belos e que se fazem presentes durante todo o ano e por muitos anos. É isso que queremos das nossas plantas em nosso quintal e é o grande objetivo e meta de produtores. Trago hoje este exemplo para refletirmos um pouco sobre como foi a nossa colheita neste ano. Aqui, iremos apenas substituir a árvore ou planta pela nossa vida.

Ao iniciar um ano novo traçamos os planos e metas que queremos alcançar no decorrer dos próximos 365 dias, lutamos por isso, trabalhamos para alcançar, criamos expectativas até sua concretização e não podemos ignorar a presença de algumas frustrações. As vezes aquilo que queremos não segue o rumo, o tempo, o resultado que esperávamos. Tentamos então entender o que fizemos de errado, o que não aconteceu como deveria, ou até mesmo esgotar as energias tentando encontrar o sujeito ou situação responsável pela não concretização. Você já parou para pensar que a falha de todo o processo poderá estar antes mesmo de traçarmos as nossas metas?

Voltamos ao nosso exemplo sobre as podas após a colheita e aplicamos isso na prática. Por que é necessária a poda na planta após a colheita? Por que são necessários os cortes e ajustes por vezes dolorosos em nossa vida? Para dar lugar ao novo, ao saudável, ao belo, ao frondoso!

Antes de pensar em planejar 2016 realize as suas podas, corte de sua vida aquilo que não te faz bem, aquilo que consome a sua energia, aquilo que você faz com sofrimento e insatisfação. Se não cortarmos o doentio o saudável não chega, se ficarmos com o negativo, o positivo não se fará presente, se ficarmos agarrado ao velho o novo não nos contentará. Reflita sobre o que você colheu em 2015, não fique se lamentando ou tentando encontrar responsáveis por aquilo que não conquistou, talvez a sua poda de 2014 não aconteceu e muitas situações ficaram presas a você dificultando a chegada do novo.

Faça sua limpeza, deixe os galhos secos em 2015, afine aquilo que possa estar desajustado, corte o mal pela raiz. Por vezes a seiva poderá brotar do corte mas ela é necessária para a cicatrização.

Entre em 2016 renovado, limpo, leve, com os pensamentos e sentimentos tranquilos e se prepare para colher os melhores frutos em 2016.

Te desejo sucesso pleno, beijos no coração!

Denis Maapelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário